¿Quem somos?


A Congregação Mita é uma igreja cristã fundada em Arecibo (Porto Rico) no ano de 1940. Cremos num Deus triúno: Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo; nós usamos a Bíblia Sagrada, Antiga Versão King James (1909). Pregamos que Deus está na terra em cumprimento da promessa de nosso Senhor Jesus Cristo (João 14, 16). Foi-nos revelado que O novo nome do Espírito Santo de Deus é Mita e que através de Rosinín dirige seu trabalho nestes dias (Apocalipse 2, 17; 3, 12).

A Congregação realiza uma obra de bem e aperfeiçoamento espiritual. Proclamamos uma mensagem tripla de amor, liberdade e unidade, para que todo aquele que sente necessidade de Deus receba a palavra redentora, tornando-o uma pessoa transformada pela sua graça (2 Coríntios 5, 17; Efésios 2, 8-10).

Cremos que a primeira dispensação da Divina Trindade foi a do Pai, com seu nome Jeová (Isaías 42, 8). A segunda é a de Deus como Filho, com o nome de Jesus Cristo (Mateus 16, 13 a 17). Agora, a terceira dispensação é a do Espírito Santo de Deus com seu novo nome Mitha (1 João 5:7). No início desta Congregação, Mita liderou esta cidade através de Juanita García Peraza; então, por Teófilo Vargas Seín (Aarón) e agora Rosinín Rodríguez é nosso líder e mãe espiritual.

O nome Mita – cujo significado é Espírito de Vida – é o cumprimento das profecias bíblicas o que indicava que Deus revelaria um novo nome para estes dias (Isaías 52, 6; 62, 2. Apocalipse 2, 17 e 3, 12). Quando falamos de Mita nos nossos serviços religiosos, não queremos dizer ao corpo humano de Juanita García Peraza, mas ao Espírito Santo de Deus manifestado em carne (1 Timóteo 3, 16).


A tripla mensagem

Desde o início desta Obra, em 1940, Deus nos convidou a difundir uma mensagem tripla: amor, liberdade e unidade.

Amor porque Deus é amor, e por amor desceu à terra para procurar e salvar almas que estão imersas nas trevas; liberdade porque Deus oferece ao ser humano a oportunidade de ser livre para sentir a presença de Deus dentro de si, como diz João 8:32: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertarão. Então unidade porque nosso chamado é ser um com Deus e com outros. Como nos é expresso em Ezequiel 11,17 «Dize, portanto: Assim diz o Senhor Deus: Reunir-vos-ei dentre os povos, e reunir-vos-ei das terras onde estais espalhados, e vos darei a terra de Israel».



Símbolos

A Bandeira e o escudo que identificam a Congregação Mita representam a tríplice mensagem (amor, liberdade e unidade) em suas três cores: rosa, branco e azul. O escudo É exibido em todos os templos da Congregação Mita ao redor do mundo.



O hino oficial: A marcha triunfal é uma canção de vitória com o que o instrumento de Deus seja recebido e os serviços religiosos comecem. No carrilhão de Nosso templo, localizado na sede principal em San Juan, Porto Rico, ressoa essa melodia por toda parte. 6h00 da manhã, 12h00 e 18h00. A Mita que Os ouvintes colocam a mão direita sobre o peito e fazem uma oração a Deus em sinal de reverência. e gratidão.



Vestimos branco em nossos serviços religiosos porque foi assim que aconteceu para nós. apontado pelo Espírito Santo de Deus na profecia, visto que o branco é um símbolo de limpeza nas almas resgatado. É o cumprimento da palavra narrada por João, o teólogo, no capítulo 7 do Apocalipse, versículos 13 a 17: «Estes que estão vestidos com roupas brancas, quem são e de onde vieram? Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes, e as branquearam no sangue do Cordeiro».

A pomba: é o símbolo do Espírito Santo de Deus que desceu do céu e descansou em Jesus no batismo.





A estrela: simboliza a orientação de Deus, pois orientou os sábios de Leste até o local onde nasceu o menino Jesus. No final da década de 1930, enquanto Juanita García Peraza estava orando, viu uma estrela que caiu do céu, colidiu em sua testa e o investiu do poder de Deus.



Órgãos ministeriais

A Congregação Mita possui um corpo ministerial composto por centenas de pregadores, pregadores, evangelistas, diaconisas e diáconos. Este órgão está sob a direção de Rosinín, instrumento de Deus e líder espiritual da nossa Congregação. Ela, juntamente com um conselho de administração, toma decisões relativas à área administrativa. Os pastores – a quem também chamamos “trabalhadores” – são pessoas fiéis à Congregação e à sua doutrina, com testemunho impecável na esfera espiritual e moral que desempenham tarefas inerentes ao seu ministério, como:

1. Pregação em serviços religiosos
2. Visitas aos paroquianos para conhecer as suas necessidades e as situações que os afetam
3. Visitas para orientação aos irmãos recém-convertidos
4. Visitas aos doentes em suas casas ou hospitais
5. Serviços funerários

O trabalho ministerial, em geral, segue os princípios da igreja primitivo estabelecido por Cristo na Bíblia Sagrada. Os pastores da Congregação Mita não são funcionários; Eles levam o evangelho livremente, por amor às almas, em referência às palavras de Cristo no evangelho segundo São João, capítulo 10, versículos 11 a 13: «Eu sou o bom pastor: o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e quem não é o pastor, quem não é dono das ovelhas, vê chegar o lobo, e abandona as ovelhas, e foge, e o lobo as leva. Ele arrebata e dispersa as ovelhas. Então o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado de ovelhas».

Serviços religiosos

Nossos serviços religiosos são realizados três dias por semana, a partir de 7h00 às 9h00 da noite.

a. martes: os jovens participam toda, há estudos bíblicos, reuniões orientação sobre temas de interesse juvenil, recitais, programas especiais, entre outras atividades.
b. Quinta-feira: Os paroquianos dão testemunhos de cura, contam experiências e atestam a transformação que Deus fez em suas vidas.
c. Sábado: Os cultos de unidade são realizados onde todas as congregações participam para o templo principal.

Além disso, nos serviços religiosos as pessoas rezam, lêem-se textos bíblicos, cantam-se hinos e pontos doutrinários. Ao final de cada culto, Rosinín, a quem também carinhosamente chamamos de “Mamãe”, traz-lhe exortação, ensinamentos, seus conselhos, sua palavra encorajadora e vivificante.

Perfil doutrinário

Os paroquianos cumprem as leis de Deus e as leis civis. Nosso O mandamento mais importante é o amor, conforme estabelecido por Jesus Cristo (João 13, 34). É encorajado no paroquiano consideração, empatia, humildade, cooperação, solidariedade, tolerância, sensibilidade e todos os frutos do Espírito (Gálatas 5, 22). Vivemos o que pregamos; acreditamos na salvação de alma pela fé e pela graça. Prestamos testemunho de que Rosinín é um instrumento de Deus como Débora foi em Antiguidade.



Decálogo do Espírito

Juanita García Peraza – por revelação do Espírito Santo de Deus – escreveu em o ano de 1941 oDecálogo do Espírito:

O ministério do sentimento é o que agora permanecerá de pé. Ouvindo o Espírito Santo; conhecendo e sentindo sua voz. Usando os membros de seus filhos neste ministério. Para o seu Santo Espírito caminharemos atrás da sua lei, que é a aliança feita com o seu povo nestes dias.

O Espírito Santo fará a obra neste ministério. Por isso:

1. Você deve submeter-se exclusivamente à ordenação do Espírito Santo,
para que o servo de Deus seja vinculado ou cingido pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo.
2. Dê a ele o que pensa e ele lhe revelará o que você deve fazer.
3. Dê a ele sua boca e ele fará e falará tudo o que quiser expressar.
4. Dê a ele seu coração e você sentirá e dirá sua lei.
5. Dê a ele suas mãos e coloque-as onde for necessário.
6. Dê a ele seus pés e ele o levará para onde precisar.
7. Dê-lhe ouvidos e você ouvirá a voz dele.
8. Dê-lhe seus olhos e você verá as maravilhas de sua lei.
9. Dê a ele sua alma e você não irá para o inferno.
10. Dê a ele todo o seu corpo e você será transformado pela imagem dele.