A Obra de Mita chegou à Colômbia em 1970 através de Teresita Lenis, que ouviu a mensagem da Congregação em Nova York. Ela falou aos amigos e vizinhos colombianos sobre esta boa notícia de salvação e como o Espírito Santo estava levantando sua Obra com o nome de Mita. Entre as pessoas com quem falou estava a família Alvear. Em 25 de outubro de 1970, Aarón enviou os primeiros evangelistas às cidades de Cali e Buga para estabelecer oficialmente essas congregações e levar a mensagem às almas. O trabalhador Ismael Soto estava à frente desse grupo.
Em 12 de fevereiro de 1971, Aarón chegou em terras colombianas e celebrou o primeiro culto no bairro Junin da cidade de Buga. Centenas de pessoas aderiram à Congregação. Nessa primeira viagem, é ungida a primeira operária de nacionalidade colombiana, Esperancita Alvear. A mensagem começou a se espalhar rapidamente pelas principais cidades colombianas: Bogotá, Facatativá, Madri, Medellín, Buenaventura, Pereira, Chocó, Palmira, Cartagena, Barranquilla, Tumaco, entre outras. Em 1975 Aarón enviou os primeiros instrumentos musicais e Luis Germán Suárez chegou de Porto Rico para formar as primeiras bandas nas cidades de Buga e Cali.
Hoje são cerca de 20 bandas, que têm se destacado pela excelente participação em eventos locais e internacionais. Em 1977 foi inaugurado o templo na cidade de Cali, sede da Congregação nesta nação.
Nas décadas de 1980 e 1990 foram inaugurados templos nas cidades de Buenaventura, Buga, Bogotá, Medellín, Facatativá, Quimbaya, Pereira, entre outras.
Atualmente, temos mais de 120 congregações e milhares de almas têm abraçado com fé esta Obra, testemunhando a linda transformação que Deus tem feito em suas vidas.
Em 1975, ocorreu um grande testemunho com a Irmã María Stella Sánchez, que foi despejada pelos médicos devido a um câncer terminal que a deixou acamada. Naquela época era muito difícil ter linha telefônica, e era justamente na casa de María Stella que muitos dos vizinhos iam fazer ligações. Um dia, Bertha Bolaños vai telefonar e diz a Maria que tem uma prima que conhecia uma igreja onde se curavam os enfermos. María se interessou e Bertha entrou em contato com sua prima Sofía Bolaños. Este último se comunicou com os trabalhadores Porfirio Rosado, Felipe Cuero e Ernesto Sterling , que visitaram María em 15 de junho de 1975, oraram a ela e Deus a curou.
Em 1976, na cidade de Fontibón, Bogotá, seria realizado um serviço religioso com a presença de Aarón. Um irmão chamado Silvio chegou em uma cadeira de rodas, pois há anos não conseguia andar. Vendo-o, Arão aproximou-se dele, pôs-lhe as mãos na cabeça e ordenou-lhe com voz forte que se levantasse e andasse. O irmão, cheio de fé, levantou-se e saiu sem ajuda.