A Obra de Mita chegou à Costa Rica em 1986. Uma costarriquenha chamada Elsa Mora, que morava em Porto Rico, conheceu a Congregação naquele ano. Ela se comunica com sua irmã Alicia Mora na Costa Rica e conta a ela sobre a maravilhosa Obra que ela conheceu. Alicia, impressionada com o que sua irmã lhe contou, escreve uma carta à Congregação Mita em Porto Rico pedindo que enviem obreiros (pastores) para levar esta mensagem de salvação às terras da Costa Rica. Em 6 de abril de 1986, os primeiros trabalhadores chegaram à Costa Rica. Eles eram Amador Laureano e Adrián Narváez.
Alicia le había indicado a su hermano Evelio Mora que pasara a recoger los obreros al aeropuerto. Evelio le indica que le iba a hacer el favor, pero que no quería saber de ministros, iglesias ni religión. Estaba muy desilucionado con los sistemas religiosos y esto había endurecido su corazón. Para sorpresa de Evelio, cuando vio a los obreros en el aeropuerto se le transformaron en ángeles. Él nunca los había visto ni siquiera por fotos, pero Dios le dejó tener esta visión para que los reconociera y confirmarle que eran sus enviados. Al llevarlos a la casa donde se iban a hospedar, no quiso irse porque deseó saber qué mensaje ellos predicaban. Los obreros le hablaron de la poderosa obra del Espíritu Santo de Dios, Evelio aceptó el mensaje y se unió a la iglesia.
Alicia havia dito a seu irmão Evelio Mora para buscar os trabalhadores no aeroporto. Evelio diz a ele que ia lhe fazer um favor, mas que não queria saber de ministros, igrejas ou religião. Ele estava muito desiludido com os sistemas religiosos e isso endureceu seu coração. Para a surpresa de Evelio, ao ver os trabalhadores no aeroporto, eles se transformaram em anjos. Ele nunca os tinha visto, nem mesmo por fotos, mas Deus permitiu que ele tivesse essa visão para que os reconhecesse e confirmasse que eram seus enviados. Ao levá-los para a casa onde iriam ficar, não quis sair porque queria saber que mensagem pregavam. Os obreiros contaram a ele sobre a poderosa obra do Espírito Santo de Deus, Evelio aceitou a mensagem e se filiou à igreja.
A Obra de Mita continuou a crescer na Costa Rica e em 1994 foi inaugurado um templo na comunidade de San Sebastián, San José. Atualmente, a congregação conta com uma banda de sopro e um conjunto de cordas. No dia 4 de outubro de 2022, Rosinín chega pela primeira vez, como líder espiritual desta Obra, às terras da Costa Rica, sendo esta viagem uma grande bênção para nossos irmãos Tico. Atualmente, centenas de almas abraçaram esta fé na república centro-americana.
Entre o grande número de testemunhos ocorridos na Costa Rica, um surpreendente ocorreu em 1993, no vulcão Poás, província de Alajuela. Os irmãos convidaram Aaron para descobrir esse patrimônio natural. Chegando lá, os turistas disseram aos irmãos da Igreja: «Hoje está muito nublado; não se ve nada". Os irmãos apontaram para Aaron e ele lhes disse: "Vamos ver." Ao chegar ao topo de onde se avista a cratera do vulcão, não dava para ver nada. Diante dessa situação, Aaron gritou com uma voz poderosa: "Que as nuvens se soltem, que as nuvens clareiem a vista para que os irmãozinhos possam ver!" Diante desse clamor, as nuvens começaram a se mover e a cratera do vulcão começou a ser vista claramente, a ponto de se ver a lagoa que está acima da cratera. Então Aarón exclamou: "Volcán, viemos de Porto Rico para te ver." Dizendo isso, o vulcão começou a fazer um barulho muito alto como quando vai entrar em erupção e fumaça e um forte cheiro de enxofre começou a sair. Os irmãos, temerosos, pediram a Aaron que parasse aquele efeito e ele exclamou: "Fique quieto!" O barulho cessou imediatamente para espanto de todos os presentes. Esta experiência impressionou muito os irmãos da Costa Rica presentes, que confirmaram que Aarão era um profeta de Deus.
Outro testemunho foi o ocorrido em 1987 com a menina Angie Rivera Carit. Aos 5 anos, brincava com os amiguinhos da vizinhança enquanto os irmãos da igreja começavam a chegar em sua casa, onde era o culto naquela noite. Na hora, ele caiu de cabeça no cano da calçada. Todos os vizinhos gritavam de medo. Sendo um setor com poucos recursos, ninguém dispunha de viatura para transportar de imediato a menina para um hospital. Resolveram levá-la para casa e quando sua mãe a viu, percebeu que praticamente não conseguia mais abrir os olhos devido à quantidade de sangue em seu rosto. Os irmãos que estavam em casa começaram a socorrer a menina com medo de que ela sangrasse até a morte. Eles começaram a orar para que Mita, o Espírito Santo de Deus, fizesse o trabalho naquela menina e estancasse o sangramento. O obreiro (pastor) começou a rezar para a menina e pediu a Mita que estancasse aquela hemorragia. Milagrosamente, o sangramento parou. Quando conseguiram transporte, a menina foi levada ao pronto-socorro e fez alguns raios-X. O médico ficou surpreso ao ver os resultados e chamou a menina e sua mãe de volta. Ela diz a eles que precisa que eles expliquem novamente como tudo aconteceu e o que eles fizeram com a garota. Novamente explicam ao médico como foi a queda e como tudo aconteceu. O médico diz: "É que não pode ser." A mãe, cheia de fé, responde: "É que era a Mita." O médico pergunta o que é Mita e eles explicam que é o novo nome do Espírito Santo de Deus. O médico surpreso disse-lhes: «Definitivamente tem que ser Deus, porque aquele golpe que a menina deu em si mesma partiu a veia cava superior em duas. Isso só pode ser curado com uma operação que dura muito tempo e um especialista deve fazê-lo. Foi uma grande experiência e a menina ficou completamente curada. Mita, o Espírito Santo, fez o trabalho e instantaneamente curou a menina Angie. Hoje, Angie é uma adulta saudável, integrante da Wind Band da Costa Rica e tem uma linda família.