A Congregação Mita começou em 1940 na cidade de Arecibo, Porto Rico. Juanita García Peraza, juntamente com onze irmãos, iniciou esta Obra de redenção, transformação e amor. Rapidamente, a Congregação se espalhou por toda a ilha de Porto Rico. O crescimento foi tão grande que no ano de 1960 o templo foi inaugurado na Rua Duarte nº 235.
Após a morte de Juanita García Peraza, Aarón iniciou uma difusão massiva da mensagem divina no rádio, imprensa e televisão, alcançando milhares e milhares de almas em todo o mundo.
Em 1990, foi inaugurado o novo templo da Congregação Mita em San Juan, Porto Rico, com capacidade para 6.500 pessoas sentadas.
Em 2021 Aarón teve seu falecimento e Rosinín ficou à frente da Congregação. Hoje, a Igreja de Mita se espalhou por Porto Rico, sendo a sede mundial desta Obra do Espírito Santo de Deus.
Entre os milhares de testemunhos que o Espírito Santo realizou em Porto Rico, está o de nosso irmão Tico Damiani. Em 1949, ele morava em Nova York e fazia vários tratamentos desde 1932 (17 anos), enfrentando uma doença de pele incurável. Cerca de vinte médicos já haviam lhe dito que ele nunca poderia ir para países tropicais, pois o suor iria alimentar as bactérias que ele tinha em seu corpo. Nestas circunstâncias, Tico Damiani conhece a Obra de Mita em Nova York. A mensagem de Deus através dos lábios de Juanita García Peraza a tocou tão profundamente em sua alma que ela decidiu ir morar em Porto Rico. Ao chegar à ilha, começou imediatamente a cumprir o que os médicos lhe haviam indicado. Sua condição estava ficando mais complicada e ele havia perdido pele em parte do pescoço e das mãos. Em meio a essa situação preocupante, o irmão Tico participa de uma vigília no bairro de Santana, em Arecibo, Porto Rico. Naquela vigília o Espírito Santo se manifestou poderosamente e disse pela boca da Pessoa de Mita a todos os presentes: "Esta é a piscina de Siloé, e todo aquele que tiver fé e crer que eu sou o Anjo que agitou as águas em Antiguidade, apresenta sua doença». Nosso irmão apresentou sua doença ao Senhor para que tivesse misericórdia dele. Aquele quebrantamento que ele sofreu por 17 anos desapareceu para sempre. Nosso irmão morou em Porto Rico por mais de 40 anos e nunca mais teve problemas de pele. Foi pregador, compositor e o primeiro fotógrafo da Congregação, que documentou em fotos e vídeos a história desta Obra de Mita nos anos 50 e 60.
Outro grande testemunho ocorreu, em 1980, com o irmão Juan Soto. Certo domingo, às 14 horas, estava sendo realizado um serviço religioso no templo. O irmão Juan vinha sofrendo de problemas cardíacos e no calor gerado pela multidão e pela hora do dia, seu problema se agravou e ele sofreu um ataque cardíaco. Foi assistido pelo Dr. Luis Daniel Silva. Este, vendo que Juan não tinha pulso, diz a Aaron que ele havia morrido. Aarón desceu rapidamente do púlpito e foi até onde jazia o corpo inerte do irmão Juan Soto. Quando Arão veio diante dele, ele repreendeu a morte e com poder disse: “Morte, saia dele, você não tem poder. Eu ordeno que você saia disso. É o papai que está aqui!". De repente, o irmão abriu os olhos e levantou-se, causando júbilo e espanto a todos os presentes. O irmão Juan, após este acontecimento, viveu mais cerca de 25 anos, sendo um irmão fiel e perseverante nesta obra.