Um dominicano chamado Melchor conheceu a Obra de Mita no início dos anos 1960 em Porto Rico. Pede à Pessoa de Mita que envie pregadores às terras quisqueianas. Assim, no mês de abril de 1963, a Pessoa de Mita enviou o evangelista Aurelio Morales (Micah) para fundar a Congregação na República Dominicana. O primeiro atendimento foi no setor Villa Agrícolas em Santo Domingo. Mais tarde, Micah mudou-se para a cidade de Santiago de los Caballeros onde, através de Mireya Minier, que também havia conhecido a Obra em Porto Rico, foi realizado um serviço. Em Santiago de los Caballeros foi onde se formou a primeira congregação em terras quisqueianas. A Pessoa de Mita chega pela primeira vez em 21 de novembro de 1963 e realiza um culto na cidade de Santiago.
Em 1965 estourou uma guerra civil e Micah teve que retornar a Porto Rico. Em 1967, normalizada a situação, Micah voltou a Santo Domingo onde, através dos irmãos dominicanos Ernestina Castro e Sixto Castro, que haviam conhecido a Obra em Porto Rico, foi estabelecida uma congregação na capital. Em 8 de setembro de 1967, foi realizado um culto na capital, marcando o retorno da mensagem de Mita àquelas terras. Em 20 de março de 1968, a Pessoa de Mita retorna a Santo Domingo e lá celebra vários serviços onde centenas de almas se juntam à Obra.
A Igreja continuou crescendo e já contava com congregações em alguns bairros da cidade de Santo Domingo, em Santiago e em Azua de Compostela. Em 1970 é quando começou a expansão avassaladora da Congregação por todo o país. Em 10 de agosto de 1970, Aaron chegou à República Dominicana. A Obra se estende por Boca de Mao, Maizal, Laguna Salada, Valverde, Bonao, San Francisco, Moca, Cotuí, Villa Vásquez, Puerto Plata, San Juan, Villarpando, San Cristóbal, San Pedro, Hato Mayor, entre outros. Além de se estender amplamente aos bairros mais populosos de Santo Domingo e Santiago. Em 15 de julho de 1973, foi inaugurada a primeira igreja da República Dominicana na rua María Montez, número 343. Em 15 de julho de 1979, foi inaugurada a igreja da Congregação Mita em Santiago de los Caballeros, tornando-se a sede da parte norte do país.
Nos anos seguintes, a Obra de Mita continuou a crescer e Aarón viu a necessidade de construir um novo templo na capital dominicana. Este projeto dos sonhos começou em junho de 2000 e foi inaugurado em 21 de junho de 2003. Este novo templo tem capacidade para 3.500 pessoas sentadas. Atualmente, existem mais de 120 congregações em toda a República Dominicana, 30 templos e cerca de 8 bandas de música.
São milhares de testemunhos, milagres e prodígios que o Espírito Santo, com seu novo nome Mita, fez na República Dominicana. Dentre elas, uma que queremos destacar é a ocorrida com o irmão José Ferreras Librado em 1981. Nosso irmão vinha sofrendo de problemas cardíacos há algum tempo. Durante um serviço dirigido pelos Guardas no templo de Santo Domingo, nosso irmão José, que fazia parte do referido corpo, participou declamando um poema. Dada a emoção de fazer aquele papel na frente de Aaron, seus problemas de pressão arterial pioraram, causando-lhe um ataque cardíaco no meio daquela multidão. Aarón rapidamente envia o médico e membro da Congregação Radhames Rodríguez (Rodrigón) para prestar-lhe os primeiros socorros. Quando o Dr. Rodríguez chegou onde estava o irmão José, percebeu que não tinha pulso e havia sofrido um ataque cardíaco súbito, causando sua morte no local. Ele faz um sinal para Aaron do que aconteceu. Aaron, ao saber daquela situação, interrompe o serviço, desce do púlpito e vai até o corpo inerte do irmão José Ferreras Librado. Ele coloca as mãos sobre o irmão e com voz poderosa exclama: “A morte, ela não é sua, fique longe”, e diz ao irmão: “Vem, eu te chamo, eu te repreendo a sua morte». Nesse momento, o irmão José abriu os olhos e rapidamente se levantou, causando o espanto de muitos visitantes que estavam presentes. Seus problemas cardíacos desapareceram e ele viveu por quase 30 anos após aquele evento.
Outro testemunho que queremos compartilhar aconteceu nos últimos dias com a irmã Durgia Herasme (Anthony). Em meados de 2021, nossa irmã ficou acamada com câncer grave na medula óssea. Isso fez com que ela tivesse que ser cuidada por irmãos da igreja e parentes. Sua situação continuou a piorar e os médicos não lhe davam mais esperança de vida. Diante daquela situação caótica, Rosinín entrou em contato por telefone com nossa irmã Anthony e fez uma poderosa oração por ela e, ao final da oração, disse: Anthony, tudo vai ficar bem. Vais passear, vais ter saúde e vais procurar as almas de Mita». Nossa irmã ficou completamente curada, levantou-se daquela cama, começou a andar e fazer todas as suas atividades diárias. Ela voltou ao ministério como pregadora e voltou a tocar saxofone na banda de Santo Domingo.